sábado, 19 de fevereiro de 2011

Birra de criança: a maior inimiga dos pais

 

{No ano passado, eu e o Victor criamos um site voltado exclusivamente para as mulheres.Entre outros assuntos, escrevi sobre as birras de crianças, que podem ser filhos, irmãos, sobrinhos..e o quanto essa “prática” das crianças é desagradável. Resolvi postar aqui, pois, é um assunto que sempre é bom falar,né?}

Quem tem filhos, sabe bem o que significa birra de criança. Principalmente, se ela acontece em lugares públicos como shoppings, parques de diversões, escolas... É quase impossível um pai ou uma mãe não ter passado por situação semelhante - e extremamente angustiante. Entre os 18 meses e os cinco anos, quase todas as crianças passam, com menor ou maior intensidade, por momentos destes, o que deixa frequentemente os pais desarmados, sem saber como reagir. Mas não pense que é o fim do mundo, embora pareça. Tal situação é um sinal de crescimento; característica de uma fase onde o pequeno procura auto afirmação, com sentimentos e vontades próprias.

A psicóloga, Carolina Bigoni, explica que as crianças fazem birra porque querem algo e ainda não entendem direito o que pode ou não. “Até os sete anos, elas possuem uma visão egocêntrica do mundo, o que significa que podem pensar que todas as suas vontades devem ser atendidas”, conta.
A situação pode trazer também ótimas oportunidades para a criança desenvolver seu auto controle, além de aprenderem a lidar com alguns sentimentos, como a frustração, por exemplo.

E o que os pais devem fazer em ocasiões como essa? “A necessidade do filho é obrigação dos pais e é importante que eles entendam isso. Mas as vontades precisam ser avaliadas, tendo momento adequado para serem satisfeitas”, explica a psicóloga. Além disso, a velha regra de não dar atenção sempre é uma boa opção, pois, muitas birras terminam quando deixam de ter “público”.

Não existe idade certa para as birras acabarem. Ainda de acordo com Carolina, se os pais não conseguem impor limites no filho, a criança pode crescer com muita dificuldade de aceitar e ouvir a palavra “não”, além de não conseguir lidar com a frustração e com seus desejos insatisfeitos. “Dessa maneira, a tendência é a birra não parar, mas sim modificar  sua forma de ser expressa de acordo com a idade, por exemplo a rebeldia na adolescência”, relata. “A birra pára quando os pais começam a ter mais autoridade e impor limites de maneira constante e consistente”, conclui a psicóloga.

Por isso, amigas-mães-tias: Não se desesperem e deixem o tempo agir ao nosso favor…

caio

Meu filho Caio, óbvio, modelo para esta matéria…

 

 

Por: Viviane Pettersen

Nenhum comentário:

Postar um comentário