sexta-feira, 4 de março de 2011

Como as cores te influenciam?

 

Você já notou que quando coloca uma roupa de determinada cor, se sente melhor do que com outra? Ou quando chega a um consultório médico que tem as paredes azuis bem clarinhas, sente uma tranqüilidade gostosa? Pois bem, saiba que as cores influenciam em nossa rotina. Isso até parece assunto do pessoal oriental, né? Mas não é mais. Atualmente, pesquisadores dos EUA têm encontrado respostas interessantes para os significados das cores. Quer ver?

 

Preto
O preto é a cor da autoridade e poder. É popular na moda, porque faz as pessoas parecerem mais finas. Também é elegante e atemporal. Também implica submissão. Os sacerdotes se vestem de preto para significar dependência a Deus. Alguns especialistas em moda dizem que uma mulher vestida de preto sugere a submissão aos homens.

Branco
As noivas se vestem de branco para simbolizar a inocência e pureza. O branco reflete a luz e é considerado uma cor de verão. É muito popular na decoração e na moda porque é leve, neutro e combina com tudo. Médicos e enfermeiros usam branco para implicar esterilidade.

Vermelho
A cor mais emocionalmente intensa, vermelho estimula um aumento da frequência cardíaca e respiração. É também a cor do amor. Como é uma cor extrema, a roupa vermelha não pode ajudar as pessoas nas negociações ou confrontos. Carros vermelhos são alvos populares para os ladrões. Na decoração, é usado geralmente como um acento. Decoradores dizer que a mobília vermelha deve ser perfeita, pois irá atrair a atenção.

Azul
A cor do céu e do mar, o azul é uma das cores mais populares. Ela provoca a reação oposta ao vermelho. Sossegado, tranquilo o azul faz com que o organismo produza substâncias químicas com efeito de calmante, por isso é frequentemente utilizado em quartos. Azul também pode ser frio e deprimente. Consultores de moda recomendam o uso desta corl para entrevistas de emprego, pois simboliza a lealdade. As pessoas são mais produtivas em salas de azul.

Verde
Atualmente a cor mais popular da decoração, o verde simboliza a natureza. É uma cor calmante e refrescante. Os hospitais freqüentemente usam verde porque relaxa os pacientes. Noivas na Idade Média usavam verde para simbolizar a fertilidade. Verde escuro é masculino, conservador, e implica a riqueza. No entanto, costureiras, muitas vezes se recusam a usar fio verde na véspera de um desfile de moda com medo de que irá trazer má sorte.

Amarelo
Amarelo é alegre. Embora seja considerada uma cor otimista, as pessoas perdem a paciência com mais frequência nas salas de amarelo e tem até bebês que choram mais quando colocados em ambientes com esta cor. Amarelo aumenta a concentração e acelera o metabolismo.

Roxo
A cor da realeza. Roxo lembra luxo, riqueza e sofisticação. Também é feminina e romântica. No entanto, porque é raro na natureza, roxo pode parecer artificial.

Marrom
Sólido, marrom é a cor da terra e é abundante na natureza. Castanho claro implica genuinidade, enquanto o marrom escuro é similar à madeira ou couro. Também pode ser triste e melancólico. Homens são mais propensos a dizer que marrom é uma das suas cores favoritas.

 

papel-de-parede-arco-iris

Qual é a sua cor favorita?

Um comentário: