terça-feira, 1 de março de 2011

Mais do que um corpinho bonito na televisão...

 

Hoje, enquanto estava lendo as notícias do dia, me deparei com esta: Mulheres dizem que mídia retrata mal a figura feminina. Confesso que fiquei feliz. É muito bom saber que as mulheres se incomodam com o fato de sua imagem ser exposta de forma vulgar, muitas vezes.

A pesquisa “Mulheres brasileiras e gêneros nos espaços público e privado” foi elaborada pelo Instituto Perseu Abramo em parceria com o Sesc de São Paulo. O estudo fez uma análise, que teve início em 2010, sobre as opiniões e percepções femininas sobre diversos assuntos. E um dos temas abordados agora no começo de 2011 foi esse: O que dizem as mulheres sobre a exposição da figura feminina na mídia.Os resultados mostraram que 80% consideram ruim a exposição do corpo na TV e na publicidade.

Outro fator interessante nesta pesquisa é que a grande maioria das mulheres – 74% - é a favor de algum tipo de controle (governamental ou do próprio mercado) sobre o teor do conteúdo exibido pela mídia.

Em uma época onde as mulheres estão competindo quase que de forma igual com os homens no mercado de trabalho, há ainda um certo preconceito sobre a imagem feminina. Há quem acredite e quem aceite que a cerveja só será boa se tiver associada à uma “gostosa” no comercial. Ou que os homens farão sucesso com a mais gata da balada se usar determinado desodorante.

Não, galera. Somos mais do que corpinho bonito no comercial de televisão. E por mais que muitos pensem ao contrário, essa pesquisa veio para a gente ver ( e perceber) que existe sim, alguém inteligente atrás do que se vê na TV...

Nenhum comentário:

Postar um comentário